sábado, 15 de junho de 2013

PLANO DE AULA

Um plano de aula busca aprimorar o trabalho do professor, visto que sua tarefa não é simplesmente transmitir informações, mas sim, elaborar situações de aprendizagem que envolvam os conhecimentos prévios dos alunos e lhes permitam construir novos significados, tornando-os cidadãos autônomos.
Dessa forma é importante que o professor planeje sua aula de acordo a atender o tempo didático disponível e a organização de sua sala, explorando as diversas modalidades de situações de aprendizagem e sempre visando relacionar  os objetivos  e conteúdos.
Não podemos esquecer que um planejamento é um processo de troca de saberes e experiências entre os pares, além de ser  flexível para atender as necessidades que surgirão no decorrer de seu desenvolvimento.





PLANO DE AULA COLETIVO


Docentes: Heloísa H. S. Rodrigues, Rafael M. Paravati, Rosangela M. Ortiz e Gisele G.A. Heleno

Disciplina: Matemática
Tema: Números Racionais
Tempo previsto: 12 aulas
Turma: 9° ano do Ensino Fundamental II
Conteúdos:
  • Representação fracionária e decimal (comparação).
  • Operações com frações e decimais.
  • Sistema de Numeração Decimal (ordens decimais).
  • Razão e Proporção.
  • Porcentagem.
  • Problemas.
Objetivos:
  • Retomar o conhecimento numérico  dos alunos, de maneira desafiadora e contextualizada; principalmente de suas propriedades e de suas representações geométricas.
  • Desenvolver a capacidade de relacionar a noção de número à ideia de equivalência e de ordem;
  • Desenvolver as capacidades de reconhecer e operar com números racionais e de resolver e compreender  situações problemas que envolvam tais números.
Metodologia:
  • Verificar o conhecimento prévio dos alunos, a partir de questionamentos e de um painel com a síntese das ideias apresentadas, socializando-as.
  • Apresentar o contexto histórico, para que os alunos possam relacionar e construir os significados a partir dessas narrativas. Uso da linguagem mista (materna e matemática) para dar significados a representação e as operações com estes números. Vídeos explicativos poderão ser incluídos.
  • Solicitar pesquisas em jornais, revistas,panfletos, mídias, etc, onde apareçam números racionais e discutir o que for apresentado.
  • Elaborar situações problemas além das propostas no Caderno do Aluno e do livro didático, sempre visando contextualizar e desafiar os alunos.
  • Utilizar a calculadora como um recurso de aprendizagem, mas sem anular o cálculo mental.
  • Utilizar atividades lúdicas: dobraduras, jogos e brincadeiras, relacionados com o tema.
Recursos:
  • Livros didáticos e paradidáticos, jornais, revistas, panfletos, Caderno do Aluno, internet, atividades impressas, jogos, malha quadriculada,sulfite, calculadoras, giz, lousa.
Sugestão de atividades:
  • Soroban.
  • Dominó de frações.
  • Construção de um varal com números inteiros, para que seja completado com números racionais.
  • Construção de origamis (dobraduras) para trabalhar frações equivalentes.
Avaliação:
O professor poderá avaliar as habilidades/competências  dos alunos por meio:
  • da observação diária do aluno, durante o processo de participação nas atividades propostas em classe/extra classe e da ação do mesmo nas atividades lúdicas;
  • da elaboração de trabalhos/pesquisas solicitados, em grupos/individuais;
  • da interação durantes as aulas expositivas;
  • de provas objetivas e discursivas.
Recuperação:
Após a avaliação, o professor deverá retomar o conteúdo nos casos em que for verificado o progresso insatisfatório. Para isso deverá diversificar suas estratégias didáticas, optando por exemplo, trabalhar com grupos colaborativos, desafiando os alunos que apresentaram maior progresso a participarem do processo de ensino aprendizagem.
Referência Bibliográfica:
FINI, M. I; MACHADO, N. J. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias. São Paulo: Secretaria da Educação, 2011. Disponível em: <http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/238.pdf> Acessado em jun/2012.









Um comentário:

  1. Isso mesmo não devemos avaliar nossos alunos somente através da avaliação escrita, mas sim observar seu aprendizado todos os dias.

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